11 de nov. de 2012

Os Persas


                                                                     Os Persas

  • O povo persa

A região de origem da civilização persa corresponde 
aproximadamente ao atual Irã,no Oriente Médio.

  • A pérsia
Os persas eram um povo nômade que,por volta de 2000 a.C.,se fixou em uma região montanhosa entre o golfo pérsico e o mar Cáspio.Essa região ficou conhecida como Pérsia.

Apesar do clima seco da região,os persas aproveitaram as poucas áreas férteis disponíveis e passaram a praticar a agricultura e o pastoreio.Plantavam principalmente trigo,cevada e hortaliças e criavam animais como bois,carneiros e cabritos.

Regiões de origem dos Persas e dos Medos
 O Irã na atualidadeA região de origem da civilização persa corresponde, aproximadamente,ao atual Irã.Esse país possui cerca de 1 650 000 km(uma área um pouco maior que a do estado do Amazonas).O idioma oficial do Irã é o persa, e a capital iraniana é a cidade de Teerã.De acordo com dados de 2006,a população do Irã é cerca de 70 milhões de habitantes,sendo que a maior parte é de etnia persa.  




  • Os vizinhos medos 
Vizinhos dos persas,os medos também chegaram á região ´por volta de 2000 a.C.Abandonando a vida nômade,eles se fixaram em uma área próxima aos montes Zagros e lá fundaram a cidade de Ecbátana.
Os medos eram organizados militarmente:tinham um exército forte,composto por batalhões de lanceiros,cavaleiros e arqueiros.

Os medos dominaram seus vizinhos persas por cerca de 1500 anos.Além de dever obediência aos reis medos,os persas tinham de lhes pagar pesados tributos.

  • Períodos da historia persa
2000 a.C a 559 a.C

Domínio medo
Os persas são dominados pelos medos,que ocupavam um território ao norte da Pérsia,e têm que lhes pagar tributos.

559 a.C a 479 a.C
Expansão do Império Persa
Sob liderança de Ciro,os persas conquistaram sua independência e começam sua conquistas territoriais. A expansão de seus domínios é rápida,e em poucos anos os persas constituem um poderoso império.No final do reinado de Dário I,por volta de 486 a.C, o império Persa atinge seu apogeu.

479 a.C a 330 a.C
Declínio do Império Persa
A época áurea do Império Persa também marca o inicio do seu declínio.A enorme extensão alcançada pelo império na época de Dário I e, também,a grande diversidade de povos conquistados acabam dificultando a administração e a cobrança de impostos.


  • O império persa
O Império persa foi um dos maiores da Antiguidade.seu domínios se estendiam desde a Índia até o mar mediterrâneo.


  • Os povos conquistados
Ciro foi o líder que conseguiu unificar as tribos persas e iniciar um período de vitórias militares.Em 559 a.C., os persas tornaram-se independentes dos medos, realizando grandes conquistas territoriais. Na época do governo de Dário I,neto de Ciro,os persas já haviam constituído um poderoso império,que se estendia do Egito até a Índia.

Para melhorar a cobrança de tributos dos povos conquistados e para favorecer o desenvolvimento econômico do império, os persas construíram uma rede de estradas interligava as diferentes províncias.Além da construção de estradas,os persas ainda criaram uma moeda única,o dárico,e padronizaram o sistema de pesos e medidas.

O correio persaPara administrar com mais eficiência seu vasto império,os persas criaram um grande sistema de transmissão de mensagens.Para esse sistema funcionar de modo eficiente,os persas construíram postos ao longo das estradas, onde havia cavalos e cavaleiros alimentados e descansados.[...]


  • A religião persa
Bons pensamentos,boas palavras,boas ações:a essência da religião persa.

  • A criação do universo
Um dos mais importantes legados culturais persas foi sua religião,conhecida como o zoroastrismo.Baseada em uma crença que se aproximava do monoteísmo,a religião persa acabou influenciando as três principais religiões monoteístas da atualidade:judaísmo,cristianismo e islamismo.

O zoroastrismo foi fundados,por volta de 600 a.C., por um homem chamado Zaratustra(ou Zoroastro,para os gregos).De acordo com essa religiao,existia,um Deus supremo,Ahura Mazda, e seu irmão gêmeo e opositor,Ahriman.

Veja um vídeo do império persa:





2 comentários: