10 de nov. de 2012

Estudar Historia É...

Conhecendo A Historia

Oque é historia?

Historia é a ciência que estuda as acoes dos seres humanos no tempo e espaço.Esse estudo envolve as realizações humanas,as tranformaçoes que ocorrem nas sociedades,bem como aquilo que mudou ou permaneceu semelhante ao longo do tempo.

Para que serve a historia?
Pessoas em frente ao um rio,no inicio do século XX.
Por meio do estudo histórico,podemos
conhecer como era o modo de vida dessas
pessoas.
Você já deve ter ser perguntado, por que ocorrem guerras?Por que nao ha comida e moradia pra todos? Como viveram nossos antepassados? Como surgiram paises com costumes tao diferentes? Para compreender esses aspectos,o historiador procura analisar os acontecimentos como uma rede de fatos ligados uns aos outros.
A historia contribui para as compreensao das sociedades: transformaçoes,mudanças,rupturas, simultaneidades e permanencias, as relaçoes entre os seres humanos que as constituem, as semelhanças e as diferenças que existem entre elas.A historia nos auxilia a conhecer o passado e,assim,compreender melhor o presente.Desse modo,nos tornamos mais capazes de agir para transformar a sociedade.

As diferentes interpretaçoes

Cada pessoa pode interpretar os acontecimentos do dia a dia de uma maneira diferente. e essa diversidade é positiva.Já imaginou se todos pensássemos da mesma maneira? Provavelmente nao haveria ideias novas.
Os historiadores,quando estudam determinada sociedade,tambem podem interpretalas de diferente maneira.
Dependendo de sua concepção,métodos e das fontes de que dispõe,o historiador pode dar ênfase,por exemplo,a aspectos políticos,econômicos ou culturais.A ênfase em um ou mais desse aspectos possibilita ao historiador construir sua própria interpretação histórica a partir do enfoque escolhido por ele e da documentação analisada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário